Bem-vindo
Agradecemos o interesse em nossos serviços, nossa expectativa é que você usuário(a) tenha proveito máximo das informações que prestamos aqui neste guia. As informações contidas aqui são continuamente atualizadas a cada versão lançada. Recomendamos que sempre consulte os tópicos que serão mostrados ao clicar no botão superior esquerdo deste guia. Trataremos de escrever em uma linguagem popular, suscinta e sempre que possível adicionaremos imagens e videos para auxiliar no entendimento do tópico.
Para executar o webapp com sucesso é recomendado que use em computadores, notebooks/laptops ou tablet(modo paisagem) e o uso dos navegadores Chrome, Edge ou Firefox.
Boa jornada!
Treinamento básico em vídeo
No nosso canal no YouTube há instruções para operação básica no Editor. Acesse em neste link.
O Editor
As principais partes do software para você se orientar com as futuras instruções:
Menu Superior
Algumas opções para acionar configurações e importar documento ou exportar
Menu de Ícones
Os acionadores dos principais recursos do software
Área de Campos
Os campos para entrada de informações para configurações ou outras informações
Tabela de Identificadores
Mostra todos os indicadores disponíveis e alguns campos podem ser receber novas informações
Aspectos Gerais
A principal missão do serviço DOBRAon Price é fornecer informação sobre o preço do produto de interesse do usuário. Para termos sucesso na interação entre usuário/estabelecimento para consumir e prestar informações a respeito de produtos é preciso definir as opções para o usuário buscar essas informações. No DOBRAon Price usamos Identificadores para associar a um produto e também algumas opções para associar a conjuntos, como categoria e grupos, para operações de identificadores que esteja no conjunto especificado.
Considere que quando usamos a palavra ou termo produto, estamos falando de todos os produtos físicos que compartilham a mesma classe de aplicação, fabricante, marca, composição física e informações gráficas de embalagem.
Identificadores
Para uso de identificadores em um produto, deve ser fornecido dados que devem preferencialmente está especificado na embalagem do produto ou em um impresso próximo ao produto. Muitos produtos declaram nas suas embalagens um código de barras UPC/EAN13 ou um QRCode redirecionando a um site promocional. Essas informações podem ser aproveitadas para servir como Identificador.
Dados de um Identificador
Alguns campos estarão com outros nomes em determinadas situações
- Código de Barras / bar / ean - Utilize os números de código de barras encontrados na
embalagem
É obrigatório caso não use o campo QRCode. Use 13 números padrão UPC/EAN13. Exemplo: 7890000000000
- QRCode - Caso deseje usar um QRCode que esteja na embalagem ou próximo do produto alvo;
Se um código de barras estiver definido, o uso deste campo é opcional. Até 100 caracteres.
- Título / title - Identificação de nome principal do produto;
Até 50 caracteres.
- SubTítulo / subtitle - É uma informação do tipo ou classe do produto;
Opcional. Até 50 caracteres.
- Conteúdo / Content - Até 50 caracteceres - Este campo é recomendado para informações de
peso
ou a
respeito da quantidade do conteúdo na embalagem;
Opcional. Até 50 caracteres. Exemplos: 5L, 600Gramas, 0.5Kg, Contém 10 Unidades
- Condição Promocional / condition - Indique se há alguma limitação ou condição para
obter este produto.
Opcional. Até 50 caracteres. Exemplo: Limite até 5 unidades por cliente
- Moeda / currency - Moeda que deve ser comprada no estabelecimento para este produto. Padrão no Brasil é Real(BRL)
- Data de Validade / validity - Data limite para uso do produto
Opcional. Caso a data esteja expirada, não será mostrada essa informação. Exemplo: 04/10/2025
- Categoria / category - O produto pertence a uma das classes disponíveis de categoria
Opcional.
- Grupo / group - O produto pertence a um grupo existente
Opcional.
- Preço / price - O preço final do produto
Obrigatório, senão o preço será 0.00.
Inserir um novo Identificador
Os campos obrigatórios são: Código de Barras ou QRCode e Preço.
Para inserir um Identificador:
- No clique no botão Adicionar;
- Preencha os campos requisitados
- Após finalizado o preenchimento dos campos, clique no botão inferior Adicionar.
Inserir em massa
Use uma planilha ou banco de dados de produtos. Você pode importar em massa identificadores até o limite do slot. Os dados devem ser tratados ou formatados para um tipo de arquivo apropriado(como XLSX). Os campos das colunas ean e price são obrigatórios. Os campos das colunas title, subtitle e weight são recomendados. O campo da coluna qrcode é opcional. Cada identificador não pode ter o código de barras(ean) repetido, então o sistema irá fazer a substituição/atualização dos dados.
Para inserir um ou mais identificadores
- No clique em Arquivo e no item Importar;
- Clique no botão Escolher Arquivo ou arraste o arquivo para área de upload;
- Clique em continuar;
- Se os dados estiverem adequados, será gravado na nuvem.
Atualização
Você pode editar informações de um identificador facilmente direto na tabela de identificadores. A única informação que não poderá ser atualizada é o campo ean.
Para atualizar informações de um identificador
- Na Tabela de Identificadores, clique no campo do identificador desejado e altere as informações;
- Após finalizar a edição da informação aperte a tecla enter.
Remover
Para remover um identificador
- Na Tabela de Identificadores, clique na caixa de seleção, que é o primeira coluna da tabela, do identificador desejado;
- No , clique em Remover;
- Na Área de Campos aparecerá uma caixa de campo chamada Alvo, na caixa de lista selecione Seleção;
- Após selecionadofinalizar a edição da informação aperte a tecla enter.
Tempoferta
Com este recurso o usuário pode ter ofertas de descontos sob o preço programadas para encerrar em data e horário determinados no Editor.
Para adicionar uma oferta
- No , clique no ícone Tempoferta;
- Na Tabela de Identificadores, clique na caixa de seleção, que é o primeira coluna da tabela, do identificador desejado;
- Na Área de Campos vá na caixa Identificador e clique no botão Capturar;
- Será carregado a informação do preço sem desconto e no campo abaixo digite o preço da oferta;
- Na caixa do lado esquerdo contém os campos para identificação desta oferta;
- Digite um nome para identificar está oferta(somente letras e números);
- No campo abaixo,condição, poderá ser definido uma regra condicional para a oferta ser válida. Ex: "Somente produtos na gôndola";
- Agora deve ser definido a data e hora para ser estabelecido o fim da validade da oferta;
- Você pode escolher o fuso horário local para fins de precisão. A opção que está atualmente definida é a que foi detectada no seu navegador;
- Para concluir a operação clique no botão Continuar
Somente o primeiro Identificador selecionado será considerado para captura.
Conjuntos
Para operações onde é preciso selecionar um ou mais identificadores que estejam no mesmo conjunto, use Categorias e Grupos. Categorias preexistenstes estão disponíveis para associar os produtos, se uma das Categorias não serem adequadas, crie grupos e assim associe identificadores a eles.
Grupos
Grupos são conjuntos onde o usuário pode livremente escolher uma definição, por exemplo, você poderia fazer um grupo chamado populares e associar todos os produtos mais vendidos a esse grupo. Outras operações interessantes seria poder criar descontos personalizados só para produtos que tem identificador associado ao tal grupo.
Criando um Grupo
- No , clique no botão Grupos;
- Na Área de Campos clique e digite no campo Adicionar ou Atualizar o nome desejado para um grupo;
- Depois clique e digite uma descrição suscinta que der um significado extra ou dica de que tipo de produto deve se associar a este grupo;
- Clique no botão Continuar para concluir a operação.
Se criar um grupo com o mesmo nome de um já existente, o grupo já existente vai ser substituído
Reajustes
Faça reajustes de preços de um ou mais identificadores. Você pode aplicar um aumento/incremento ou subtração/decremento do preço dos produtos que estão selecionados, ou que pertencem a uma categoria ou a algum grupo.
Natural/Decimal
Utilize números não negativos para executar estas operações como números naturais(1,2,3,4, 321,
88345 ...) e decimais(1.0, 5.34, 199.99 ...).
Utilizando Números decimais, na parte decimal após a virgula ou ponto decimal(use ponto), devem está
limitados até a centésima, ou seja, duas casas décimais, representando os centavos.
Exemplo:
preço atual do produto: 500.00 ;
entrada de valor para incrementar: 3.50 ;
o preço vai ser atualizado para 503.50 ;
Porcentual
Escolhendo fazer uma operação Porcentual você pode aplicar imediatamente nas suas estratégias de campanhas promorcionais um aumento ou desconto sobre o preço atual com porcentagem. Neste tipo de operação deve ser usados números não negativos, naturais ou decimais. Para operações de subtração/decrementação limite até 100, ou seja, números entre 1-100 ou 0.01-100.00 .
Fazendo uma operação de Reajuste
- No clique no botão Reajustes;
- Na Área de Campos vá na caixa Alvo e na primeira campo de seleção escolha uma opção;
- Agora vá para caixa Preço e escolha as opções Natural / Decimal ou Porcentual;
- O tipo de operação, Incremento ou Decremento;
- No próximo campo digite os valores para operação;
- Clique no botão Aplicar
Análises
Este recurso nos fornece informações sobre o desempenho baseado na visualização/consulta realizada pelo
usuário. Você pode descobrir, por exemplo, se o produto tem uma correspondência visualização X compra e
fazer ajustes no preço, localização ou na disponibilidade do produto.
Se um identificador tem uma data de validade definida, ela será mostrada novamente em Análises, mas mostrará
os dias que faltam para expirar;
O segundo indicador, da esquerda para direita, se refere ao últimas alterações do preço que foi
feita;
O terceiro indicador a contagem de consultas no produto nos últimos 7 dias e o último indicador nos diz o
porcentual destas visitas pela manhã, tarde e noite.
Obtendo informações
- No clique no botão Análises;
- Na Tabela de Identificadores selecione um identificador clicando na caixa de seleção da primeira coluna;
Estilos
A apresentação visual é feita através de perfil.
Perfis consistem em um esquema informativo sobre o produto através de títulos, indicadores e botões para
seções especiais.
Você pode adequar o perfil padrão com as cores da sua empresa ou marca com a personalização das cores dos
títulos e cor de fundo.
Além do perfil padrão há algumas esquemas para um identificador ser apresentado para os clientes: Perfil
Genérico, Perfis Oficial e Perfil Exclusivo.
- Perfil Genérico - Tipo de perfil onde a sua principal diferença comparando ao perfil padrão é a presença de uma imagem ou vídeo como fundo. Saiba mais.
- Perfil Oficial - Tipo de perfil onde proprietários das marcas do produto podem personalizar o perfil. Este tipo tem a preferência em carregamento, ou seja, se há um Perfil Oficial definido para um código de barras, ele será exibido no lugar de um perfil padrão. Saiba mais.
- Perfil Exclusivo - Tipo de perfil com todas as características do Perfil Oficial, mas a sua exibição é restrita ao(s) display(s) do proprietário da conta. Saiba mais.
Personalizando as cores do perfil padrão
- No clique no botão Estilos;
- Clique em cada quadrado com cor e escolha uma nova cor para cada campo desejado;
- Quando estiver terminado de escolher as cores, clique no botão Salvar para concluir;